Rede Marista de Colégios

A Rede Marista é constituída por 19 Colégios pagos, oito Escolas Sociais gratuitas, nove Centros Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Ao fundar o Instituto Marista em 1817, São Marcelino Champagnat deu início à missão de colaborar na construção de um mundo mais humano por meio da educação e da evangelização. A Rede Marista é fruto dessa história, e hoje dá continuidade a um legado bicentenário graças à dedicação de mais de 10 mil pessoas.

São Irmãos e profissionais de diferentes especialidades que diariamente promovem a vida nas áreas da educação, social, saúde e na Amazônia​.​ Estando presente em 16 cidades do Rio Grande do Sul, sete na Regi​ão Amazônica e em Brasília.

A Rede Marista é constituída por 19 Colégios pagos, oito Escolas Sociais gratuitas, nove Centros Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios.

No total, conta com mais de 47 mil estudantes e educandos, além de realizar, em média, cerca de 280 mil atendimentos por ano na área da saúde.​​​​​​​​​​

PROJETO

Avaliação de Riscos de Segurança Patrimonial e Plano Diretor de Segurança nos 19 colégios particulares do grupo.

Dentro do composto de Gestão de Risco, a primeira preocupação no ambiente corporativo diz respeito à sua estrutura física. Isso compreende as iniciativas de estar protegido em sua infraestrutura perimetral, sistemas de controle de acessos, sistema de proteção de áreas internas, monitoramento de comportamento interno, controle de logística dos pedestres, dentre outros fatores conforme sua relevância para minimizar os impactos das ameaças contra a instituição.

Para atender esta necessidade, trabalhamos no desenvolvimento de um projeto estratégico no subitem segurança patrimonial, em uma análise sistêmica dentro da estrutura da instituição, considerando:

Infraestrutura
Tecnologia
Processos
Pessoas

Avaliamos as VULNERABILIDADES e possíveis SOLUÇÕES visando a redução do nível de risco da unidade física.

O Plano Diretor de Segurança diz respeito à elaboração do documento que define as principais diretrizes de segurança a serem seguida pelas unidades escolares da Rede Marista, passando a trazer questões de grande relevância e importância estratégica como norteador da operação destas unidades, envolvendo os seguintes temas.

Saiba mais sobre nossos Projetos e Estratégias de Segurança Patrimonial, clicando aqui.

AVALIAÇÃO DE RISCOS

Mapeamento da Unidade
Avaliação do sistema de segurança vigente
Identificação de vulnerabilidades
Matriz de Risco
Estudo de soluções

PLANO DIRETOR

Conceitos de segurança
Estrutura de segurança
Proteção de divisas
Acessos externos
Acessos internos
Ambientes internos
Equipamentos complementares
Procedimentos de segurança
Plano de contingência

TEMPO DE IMPLEMENTAÇÃO

Os levantamentos técnicos em todas as unidades, montagem de relatório e apresentação para o comitê de gestão do projeto levou 10 meses. O Plano Diretor teve sua entrega em três meses.

Nos acompanhe nas redes sociais!

💬 Precisa de ajuda?